Arte e Cultura

Arte Cultura

A arte musulmano, embora tenha características comuns, tem em cada zona suas próprias peculiaridades pois asimila elementos dos povos sometidos. Um dos traços comuns é o grande desenvolvimento da arquitetura em detrimento da pintura e escultura. A arquitetura é a manifestação artística por excelencia.

O arco é um dos elementos arquitetônicos mais utilizados; se utilizam vários tipos de arcos, desde o de ferradura até o mixtilíneo, passando pelo arco de meio ponto peraltado. Para as estruturas se utilizam o pilar e a coluna com capiteles corintios. Em geral se utilizam materiais leves, pois é costume a estrutura horizontal mais que a vertical, com o qual não faz falta material pesado.

Como fechamento dos edifícios utilizam-se a cúpulas de diferentes tipos, mas sempre utilizamdo materiais de pouco peso como são o geso e a madeira.

Entre os edifícios mais característicos encontra-se a mesquita. Costumam ser largas e estão precedidas de um patio como porta no que há fuentes onde os fiéis fazem as abluções antes de entrar nela. No kibla (muro) encontra-se o mihrab, que sempre se orienta para o leste, e a seu lado o mimbar, desde onde se lee o Corán. A única estrutura vertical que encontramos é o minarete, desde ali o miacim chama a oração.

Associadas às mesquitas se encontram as medersas, uma construção com patio pórtico ao que dão as distintas dependencias. Os sepulcros, chamados Zavia, são pequenas mesquitas.

Para decoração utilizam elementos geométricos e vegetais como é a folha de acanto que combinada dà conhecida "ataurique".

Se podem distinguir vários períodos em sua evolução: um primeiro Período Omeya que chegaría até o ano 750 do que não ficaram restos. A partir deste ano começa o período abasida com o que acaba o gosto pelo refinamento árabe. O terceiro espaço tevê lugar a partir do ano 1075 com os almorávides cuja obra máxima é a mesquita de Tlemecen, sóbria e austéra. O seguinte período abarca desde 1922 até 1968; se volta um pouco ao segundo período, se substitui a coluna pelo pilar e na decoração se introduzem os lozângos entrelaçados e os laços mozárabes. Finalmente, no final do século XV se inicia o período otomano que se caracteriza pela construção de mesquitas circulares com uma cúpula central e com minarete mais estilizados.

A UNESCO declarou como lugares de Patrimonio Mundial as Ruinas Romanas de Timgad e as de Djemila, o sítio arqueológico de Tipasa, Tassili n´Ajjer, o Valle de M´Zab, a Casbah de Argél e a Kalâa de Beni Hammad.

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional