Argélia é o segundo maior país da África, possui importância estratégica no continente africano devido às elevadas reservas de petróleo e gás natural além dos importantes sítios arqueológicos e pontos turísticos que por si só já são suficientes para responder esta questão.
Djemila
É quase unânime a opinião de que são as mais belas e bem preservadas ruínas romanas do norte da África. Antigamente nomeada Cuicul, era uma guarnição militar, fundada no século I D.C. A cidade possuía dois fóruns, um teatro para 3.000 pessoas, uma basílica e batistério com mosaicos originais, construídos no século IV. A cidade chegou a abrigar 20.000 habitantes, e foi abandonada no século V. Quando começaram escavações que continuam até hoje.
Grand Erg Ocidental
Um mar de areia sem fim, não é possível o sustento de vida humana devido às suas condições tão dramáticas. É possível ter uma idéia do isolamento e o poder da natureza através de pequenas excursões que partem das cidades próximas do deserto, como Taghit, Benni Abbes, Timimoun e El Golea, considerados os mais belos oásis do país.
Constantine
Cidade situada no platô, está próxima ao rio Rhumnel. Fundada por cartagineses que a chamaram de Cirta, é a cidade continuamente habitada mais velha da Argélia. As visitas incluem o Palacio Ahmed Bey e a Mesquita Djamma el-Kebir.