Flora e Fauna
A paisagem vai variando amedida que se vai de norte ao sul: no norte são tipicamente mediterrâneas tanto a flora como a fauna. Um pouco mais ao sul se faz estepário até chegar ao deserto. Na parte ocidental do Tellou Atlas Menor, pois o clima é mais seco, a vegetação é escasa; em cambio, no leste, a maior umidade faz que se desenvolva uma considerável masa florestal. Entre as árvores mais freqüentes se encontram a encina, o alcornoque, o cedro e o cravalho caduco. Na zona mediterrânea se podem ver oliveiras, figueras, amèndoas, palma datileira, laranja, entre os arbustos, a uva. O enebro e o pinus de Alepo se acham nas montanhas.
Devido ao terreno tão estepário dos Planaltos, aqui só cresce o esparto e algumas plantas halófilas da bacia interior. No Atlas sahariano há árvores nas montanhas e palmeras plantadas nos oasis; no resto matorrais que soportam a grande seca.
Quanto à fauna o Atlas ocidental é o que tem maior variedade de animais: ao norte a hiena e a pantera. Há em Argélia, ademais, chacais, javalis, antílopes, cabras montesas e uma só variedade de macaco. Os escorpiões e as víboras cornudas são próprios do Sahara.