A Argélia conseguiu sua classificação para a Copa no dia 18 de outubro deste ano, em partida extra contra o Egito. As duas seleções terminaram a 3ª fase das eliminatórias empatadas no Grupo C e fizeram um jogo extra no Sudão, após duas partidas marcadas pela violência entre torcedores dos dois países. No segundo confronto entre Argélia e Egito, no Cairo, 3 jogadores argelinos ficaram feridos após o ônibus que transportava a seleção africana ter sido apedrejado.
Essa será a terceira participação da Argélia em Copas do Mundo.
Em 1982, chegou a vencer a Alemanha Ocidental, que depois se tornaria vice-campeã, na primeira fase, mas caiu no saldo de gols. Depois, em 1986, cruzou com o Brasil e resistiu, sendo derrotada por 1 a 0, gol chorado de Careca. Em ambos o ano não passou da primeira fase.
O time do técnico Rabah Saadane ocupa a 29ª posição do ranking da FIFA. O principal destaque é o atacante Rafik Saifi, do Wolfsburg- ALE, autor de 3 gols na campanha da classificação para o mundial.
Números da Argélia nas eliminatórias: 13 pontos em 6 jogos; 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 9 gols a favor e 4 contra - saldo positivo de 5 gols
Time base: Chaouchi; Belhadj, Yahia, Bougherra e Rafik Halliche; Mansouri, Yebda, Karim Ziani e Meghni; Rafik Saifi e Ghezzal
Grupo A África do Sul México Uruguai França
|
Grupo B Argentina Nigéria Coréia do Sul Grécia
|
Grupo C Inglaterra Estados Unidos Argélia Eslovenia
|
Grupo D Alemanha Austrália Sérvia Gana
|
Grupo E Holanda Dinamarca Japão Camarões
|
Grupo F Itália Paraguai Nova Zelândia Eslováquia
|
Grupo G Brasil Coréia do Norte Costa do Marfim Portugal
|
Grupo H Espanha Suíça Honduras Chile
|
POSIÇÃO NO RANKING DA FIFA
A Argélia, último país do continente africano a assegurar lugar no Mundial de 2010, ocupa a 28.ª posição.
PARTICIPAÇÃO NAS COPAS
Com a classificação , a Argélia volta a disputar uma Copa do Mundo após 24 anos ausente. Sua última participação foi em 1986... Da torcida da Argélia que estava em menor número no estádio Al Merreikh, apesar da Fifa ter distribuído cargas iguais para os dois países (nove mil cada...Em um jogo cercado de rivalidade e tensão, a Argélia derrotou o Egito por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Omdurman, no Sudão, e garantiu a última vaga.